domingo, 5 de julho de 2009

Cortes de Cima 2006 Tinto Alentejo

Um excelente vinho, uma óptima relação preço qualidade, um vinho abaixo do 10€.

Convido-vos a conhecer um pouco da história deste vinho directamente da casa que o produz, a casa Cortes de Cima no Alentejo!

História

A marca da casa, feito a partir de lotes seleccionados das castas Aragonez, Syrah e outras portuguesas. Fruta intensa balançada por taninos bem integrados. Envelhecido durante 12 meses em barricas de carvalhos francês e americano. Engarrafado com filtração e sem colagem, pode guardar-se entre 3 a 5 anos.

Vindima 2006

O Inverno registou chuva abundante acabando com a secura dos três anos anteriores e repondo os níveis de água no solo em valores normais. Janeiro testemunhou o primeiro nevão na região em 52 anos.

Uma Primavera muito fria atrasou o desabrolhamento. As condições meteorológicas no crucial período da floração (que começou a 8 de Maio) foram ideais o que resultou em cachos saudáveis, seguido de três meses de ausência de chuva e quentes raios de sol em Junho, Julho e Agosto. No início de Agosto, antes da primeira onda de calor, tudo na vinha mostrava-se muito promissor acenando com uma das melhores vindimas de sempre. A vindima foi influenciada e dificultada por duas ondas de calor consecutivas, que combinaram um calor diurno extremo com noites implacavelmente quentes. Em registo ficaram as onze noites sucessivas com temperaturas a permanecerem acima dos 25º C. A apanha do fruto começou a 31 de Agosto. O último dia de vindima foi a 26 de Outubro - uma maratona de oito longas semanas!

Vinificação

Este vinho foi produzido a partir de uvas rigorosamente seleccionadas pelo que estavam num óptimo estado de maturação. Foram fermentadas sem engaço, a temperaturas controladas, e regulares delestage, com um alargado período de maceração das películas para melhorar o aroma a frutos e conseguir um bom equilíbrio e estrutura de taninos. Envelhecido durante 12 meses em barricas de carvalho francês (80%) e americano (20%), obtendo um vinho com componentes de fruta e carvalho equilibrados. Engarrafado, sem colagem e com filtração em Outubro 2008.

Notas de Prova

Aroma de bagos vermelhos maduros com notas tostadas. Rico e concentrado no paladar, cheio de fruta e taninos maduros. Boa estrutura. Um vinho equilibrado com uma textura encantadora.

Prémios

Medalha de Prata - International Wine & Spirit Competition - Londres 2009

Medalha de Bronze - International Wine Challenge - Londres 2009

Reviews

Cor intensa, granada profunda. Nariz floral e também frutado, a fazer lembrar morangos e ameixas maduras. Boca discreta e muito equilibrada na entrada, para depois ir abrindo lentamente, sempre a fixar uma estrutura firme e polida no palato. - FM - Wine Magazine - Março 2009

Fruto bem maduro, com tosta ligeira, chocolate e especiaria num aroma bastante atractivo. É um tinto bonito, elegante, redondo, que oferece uma ampla aptidão gastronómica - Revista de Vinhos - Março 2009

in http://cortesdecima.com/

Sem comentários: