domingo, 4 de novembro de 2007

Encontro com o Vinho e Sabores 2007

Finalmente o meu primeiro Encontro com o Vinho… esperei um ano inteiro por este evento, o Portugal vinícola converge na sua totalidade para este evento, produtores, distribuidores, enólogos, enófilos, etc. E, claro, a maior parte dos vinhos existentes no mercado disponíveis para prova….

Mal entrei fui presenteado por 3 beldades de 1,80cm com um convite para uma prova e um concurso (por momentos pensei que me tinha enganado na porta e senti-me nas antigas exposições de automóveis da FIL, pelos vistos alguém do marketing das Companhia das Quintas também gosta de automóveis), enfim, lá aceitei, provei uns quantos e preenchi o coupon, e lá ganhei uma visita às Quintas…

Voltando ao encontro, a melhor descrição que vos posso dar de como me senti é talvez comparando com o filme de Tim Burton, Charlie e a Fábrica de Chocolate, lembram-se quando o Charlie Bucket entrou na fábrica? Ora ai está!

Em resumo dei 6 voltas à exposição, lavei copo umas 10 vezes em pequenos pontos de agua existentes na feira (muito bem pensado), bebi 2 cafés (outra coisa muito bem pensada), entre provas e no fim de cada volta lá provava um queijo, um presunto, um pastel de bacalhau, um chocolate, etc; e claro, provei uns 50 vinhos, perdi a conta…. Eu recordo-me de um placar pendurado a informar que, caso queira provar muitos vinhos utilize as cuspideiras… mas não me recordo de cuspir muito…

Pela prova e pela forma como os expositores explicavam cada vinho, uns com uma clara paixão pelo que fazem e outros por sempre que comparava com outro vinho afiavam as garras e defendiam os seus “meninos”, gostaria de destacar os seguintes vinhos:

Inesquecíveis
Douro – Quinta do Portal 2004 Porto Vintage
Terras Sado – S de Soberanas Tinto 2004
Minho – Alvarinho Deu La Deu Vinho Verde 2006
Douro – Quinta do Vale Meão Tinto 2004

Momentos Especiais
Alentejo - Montes Claros Branco Reserva
Alentejo – Herdade do Meio Branco 2005
Douro – Vinha Grande Tinto 2002
Douro – Duas Quintas Reserva Tinto 2003
Douro – Altano Reserva Tinto 2005
Douro – Post Scriptum Tinto 2004
Alentejo – Monte Seis Reis Tinta Caiada Tinto 2004
Douro – Casa Ferreirinha Touriga Nacional Tinto 2005
Douro – Poeira Tinto 2004
Terras Sado – Hexagon Tinto 2003
Alentejo - Encostas de Estremoz Reserva Tinto 2003
Alentejo – Altas Quintas Colheita 2005

Bebem-se Bem
Alentejo – Monte Seis Reis Boa Memória Branco 2006
Alentejo – Monte Ravasqueira Tinto 2004
Alentejo – Cartuxa Tinto 2003
Alentejo – Herdade do Meio Tinto 2005
Alentejo – Cortes de Cima Tinto Alentejo 2004
Douro – Evel Grande Escolha Tinto 2003
Ribatejo – Padre Pedro Reserva Tinto 2003
Douro – Meandro do Vale Meão Tinto 2005
Douro – Callabriga Tinto 2002
Alentejo – Monte Seis Reis Bolonhês Tinto 2003
Alentejo – Monte Seis Reis Syrah Tinto 2004
Alentejo – Monte Seis Reis Boa Memória Tinto 2004
Terras Sado – Soberana Tinto 2004
Alentejo – Encostas de Estremoz Quinta da Esperança Tinto 2004
Alentejo - Encostas de Estremoz Touriga Nacional2004
Alentejo - Encostas de Estremoz Touriga Franca 2004
Alentejo – Herdade dos Grous Tinto 2004

A nível de gourmet perdi-me pela Casa do Porco Preto, com o presunto a derreter-se na boca e na Monte da Vinha com os seus queijos de pasta mole a pedirem broa de milho… não esquecendo os chocolates de Josef Zotter, divinais…

Um grande dia, meus amigos, um grande dia!


P.S. portei-me bem e apenas adquiri o S de Soberano, um queijo da Monte da Vinha e um medidor de temperatura por laser….

Sem comentários: